quarta-feira, 27 de julho de 2011

Mosteiro de São Bento


O Conjunto formado pela igreja e pelo mosteiro foi construído sob invocação de Nossa Senhora do Monte Serrat, em estilo barroco beneditino (Nóbrega, 1982). A obra deste conjunto teve início quando da chegada dos beneditinos, aqui nesta cidade, quando ainda era a Capitania Real da Paraíba, por volta de 1590. Por sinal, foi um dos primeiros e principais locais para cultos religiosos que aqui se estabeleceu (CPCH, 1999). E, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba, este conjunto se encontra entre os monumentos mais importantes do país, no seu estilo e de sua época (Nóbrega, 1982). A construção do mosteiro data do século XVII, e da igreja, do século XVIII (Rodriguez, 1992).

Com o encerramento das atividades beneditinas em João Pessoa, em 1921, devido a conflito com a jurisdição do 1º bispo da Paraíba, a igreja permaneceu fechada por vários anos (Rodriguez, 1992). Atualmente, o conjunto vem passando por uma intensa recuperação que faz parte do Programa de Revitalização dos Centros Históricos (Rodriguez, 1992).

O Mosteiro de São Bento, mais conhecido como Mosteiro do Calvário (Nóbrega, 1982), bem como a Igreja, impressionam pela harmonia e beleza de suas linhas, apesar de sua arquitetura sóbria (Rodriguez, 1992). Na Igreja do Mosteiro de São Bento, localizada, juntamento com o próprio mosteiro, na rua General Osório, ainda hoje celebram-se cultos religiosos.

Nenhum comentário: