quarta-feira, 27 de julho de 2011

Casa da Pólvora


A casa da pólvora constitui um belo monumento histórico construído no século XVIII. Hoje é um ponto imperdível para quem visita João Pessoa, além do acervo histórico do lugar, não é de desprezar a paisagem que se vê.

Bem na metade da rua, a calçada segue descendo. Porém, a construção de 1710, surge firme na sua posição horizontal. A Casa da Pólvora e dos Armamentos é a única que resistiu das três construções com o mesmo nome e função que existiram na cidade. As outras duas – uma na Rua Nova, atual Avenida General Osório, e a outra no Passeio Geral, hoje Rua Rodrigues Chaves – foram destruídas pela ação do tempo.

Além de servir como depósito de armas e munições, a Casa da Pólvora também era um posto de observação do Porto do Capim, sendo muito importante na defesa da cidade. Hoje, funciona como unidade cultural da Prefeitura Municipal de João Pessoa, recebendo exposições e outros eventos. Mas a visitação é aberta mesmo quando não há programação agendada. Afinal, só o passeio já vale a pena.

Nenhum comentário: